Seguidores

728x90_zanox_Oferta da Semana

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Largada em ondas

Foto do Site da Corpore
Largada em ondas, em curva, faixa, por cor e zigue -zague. Os organizadores parecem que perceberão que um dos grandes problemas da corrida de rua é na hora da largada. 
As corrida de rua estão atraindo a cada dia um grande número de participantes e as rua estão ficando curtas para suportar um grande número de pessoas ao mesmo tempo na Largada, resultado disto, um aglomerado de pessoas se esbarrando, tropeçando e até mesmo correndo o risco de cair e se lesionar.

Então como resolver este gargalo das corridas de rua ?

A Corpore pretende fazer uma experiência na Corrida de Abertura do Circuito Corpore com a Largada em Ondas.

Como vai funcionar:

Serão 3 ondas (3 largadas).

1ª Largada Geral acontecera às 8hs, para Elite B/C. (5,2Km e 11Km)

2ª Largada Geral  terá deslocamento às 8:05hs  (5,2Km e 11Km)

3ª Largada Geral  terá deslocamento às 8:10hs  (5,2Km e 11Km)

Deficientes Visuais - Largam às 7:55hs

Com isto todos os atletas vão larga de acordo com o seu ritmo de corrida.

O método é parecido com o utilizado na Maratona de Nova Iorque, que tinha problema com a largada também, devido ao grande número de participantes. Então os organizadores resolverão dividir a largada por ondas. A largada é dividida em três partes, por exemplo, tem 9000 corredores, divide em três largada com 3000 corredores cada partes ou ondas. Primeiro larga uma onda, depois de um tempo determinado a segunda e depois de um tempo determinado a terceira e assim sucessivamente. Quem determinar quantas ondas são necessárias e intervalo de tempo é o organizador.

Foto do Site da Corpore
Parece uma medida boa, mas precisa da colaboração e bom senso das pessoas, muitos corredores não consegue correr em um ritmo rápido, mas insiste em desobedecer em larga na frente e não consegue acompanhar o ritmo dos corredores mais rápido e logo começam a anda, atrapalhando que vem correndo de trás em um ritmo rápido.
Outro ponto importante é que se os amigos querem correr juntos, o mais rápido corre junto com o mais lento nas ondas de trás e não o inverso, corredor mais lento largando entre os mais rápidos.
Acredito que estas medidas possam melhorar o fluxo de corredores nas ruas, mas outras idéias são sempre bem vindas.
Um das idéias que defendo é traçar uma divisão imaginária da rua entre direita e esquerda, deixando o lado esquerdo para os mais rápidos ou ultrapassagem e o lado direito par aos corredores mais lentos, que queiram andar ou caminhar ou até mesmo descansar um pouco. Da mesma forma que acontece com os carros, mais lentos na direito e mais rápidos na esquerda.


Maiores informações sobre a corrida a largada em ondas acesse aqui.
Amigos e colegas corredores o que acham da largada em ondas?

4 comentários:

  1. muito legal esse lance de largar em ondas. realmente tá ficando insuportável essas corridas de rua devido à quantidade de gente espremida. uma vez deixei pra largar mais atrás e o resultado foi que passei pela largada já depois de 15 minutos de prova!

    ResponderExcluir
  2. Uma organização boa seria o mapeamento de quem larga. Geralmente isso é trabalho do Marketing, mas em terras tupiniquins.... Meu toq é o seguinte: o mapeamento seria feito levando em considerção o último resultado do indivíduo. Conforme sua performance, a largada iria sendo montada. Mas a monitoria deveria pegar pesado. não adianta dividir as cores e depois juntar todas~na largada e fora da ordem propsota. Organização, gente, organizção!


    abraços!

    abnerlmesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Railer,
    Hoje as pessoas estão demorando muito para passar na linha de largada, não última SS mesmo conseguido me colocar uma pouco na frente, larguei somente depois de dez minutos.

    ResponderExcluir
  4. Abner,
    Alguns organizadores fazem este mapeamento e didivem os corredores por tempo, o problema que as pessoas não respeitam e acabam largando em lugar errado.

    ResponderExcluir

JPG Passagens 728x90 I

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...