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segunda-feira, 6 de julho de 2015

DICAS PARA CORRER NO INVERNO


Especialista explica como se exercitar sem riscos no frio


É fato: o frio não pode ser desculpa para você deixar de se exercitar. Pelo contrário. De acordo com Beny Schmidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto da disciplina de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), esse é o melhor período do ano para praticar corrida, já que o desempenho nesse esporte depende muito da temperatura ambiente. “Correr no forte calor, além de ser mais cansativo, aumenta a chance de desidratação”, alerta. Porém, no frio também são necessários cuidados para evitar prejuízos aos músculos do corpo. Isso porque há um risco maior de problemas por causa do enrijecimento muscular que a baixa temperatura provoca.
Segundo Beny Schmidt, a reposição de líquidos é fundamental. Apesar de a sensação de perda líquida ser baixa, porque você sua menos com o tempo frio, o ar costuma ser mais seco no inverno, elevando o risco de desidratação.

inverno
Outro alerta: no frio, é comum também exagerar nos alimentos calóricos e gordurosos, aumentando o risco de ganhar quilos extras. Assim, a atividade física torna-se ainda mais importante.
Escolher a roupa adequada também é fator determinante, pois o tecido pode ajudar a controlar a temperatura corporal. Isso quer dizer que você até pode começar a correr com várias camadas de roupas, mas deve ir retirando uma a uma de acordo com a elevação da temperatura corporal, tomando o cuidado de não ficar muito exposto ao vento. Nos dias mais gelados, o especialista recomenda proteger as extremidades com luvas, gorros e meias grossas.
Beny Schmidt também explica que, ao contrário do que muita gente pensa, pessoas que não estão acostumadas a temperaturas muito baixas, como os brasileiros, gastam menos calorias ao correr no frio. “A temperatura favorece o metabolismo e não temos tanta perda de energia”, explica.
Por fim, o especialista alerta que, na maioria dos esportes, incluindo a corrida, o alongamento deve ser feito somente após a atividade física, já que proporciona um relaxamento das fibras musculares, responsáveis pelas contrações que ocorrem na prática esportiva.
Por: Chris Biltoveni - São Paulo - 18/07/2013
Retirado de http://www.suacorrida.com.br/treino-finisher/dicas-para-correr-no-inverno/

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Como foi a : 20º Corrida Corpore bombeiro

Chegamos a 20º edição de uma das famosas corrida de São Paulo.

Com uma temperatura ótima para a prática de atividade física, nessa manhã do dia 28 de Junho na região do Ipiranga tivermos a Corrida Corpore Bombeiros, evento em comemoração ao dia dos Bombeiros que acontece no dia 02 de Julho.

A prova contou com cerca de 6.500 inscritos que  largaram, às 7h, nos arredores do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga, para a disputa dos 10 km.


As pessoas presentes puderam prestigias a exposição de várias carros dos Corpos de Bombeiros e as crianças participar de uma de uma simulação de salvamento.

Kit da Prova



Avaliação 

Hidratação: Bem distribuídos.(Regular)

Local da Prova: Diferente dos tradicionais e boa estrutura. (Bom)

Percurso: Gostei muito. (Bom)

Camiseta: Vermelha, gostei. (Bom)

Medalha: Medalha simples.(Regular)

Kit Pós Prova:  Maça e banana. (Regular).

Kit pré Prova: A opção de ser retirado no dia da prova era muito melhor.(Ruim)

Estacionamento: Difícil.(Regular)

Guarda Volume: Não utilizei.

Vestiários: Não utilizei.

Sanitários: .( Bom)

Divulgação do Resultado: Rápido.


Minha prova

Mais uma vez vou a fazer, acredito que uma das mais difíceis de 10 km que conheço, com alguns aclives, declives e a famosa subida da "Avenida Nazaré".
Fiz uma prova tranquila no começo, não conseguir treinar como deveria esses dias , mesmo assim estava indo muito bem, apenas com um pouco de receio de sentir a falta de treino no final da prova, principalmente para subir a Avenida Nazaré.
No metros finais cheguei inteiro e dei um sprint e um ótimo tempo, terminei a prova com o de tempo 44:07

Fotos




































































Informações retiradas dos site: www.corpore.org.br


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