Seguidores

quarta-feira, 15 de abril de 2015

8 MITOS E VERDADES SOBRE A CORRIDA

Veja se tudo o que você escuta é, de fato, verdadeiro e acerte seu treinamento

Se você está começando agora a correr, deve estar escutando dicas de várias pessoas. Esse “mar” de informações pode confundir a sua cabeça, afinal, muitas vezes, uma sugestão contradiz outra. O coordenador do curso de educação física do IBMR, Renato Sobral, preparou uma lista com oito mitos e verdades sobre a corrida que vai ajudar você a treinar da melhor maneira, de acordo com o seu objetivo.
  1. Correr depois de se alimentar faz mal?
    DEPENDE.
     Em geral, não é aconselhável se alimentar imediatamente antes da prática de exercícios, pois o processo de digestão e a demanda muscular, simultaneamente, podem provocar um colapso no organismo – salvo em casos específicos (exemplo: um corredor de longas distâncias que se alimenta durante uma prova). Procure se alimentar com, pelo menos, uma hora de antecedência.

  1. Correr só emagrece, ao contrário da musculação, que só tonifica?
    MEIA VERDADE.
     A corrida, de fato, é um ótimo caminho para perder peso e o trabalho muscular é ideal para tonificar. Contudo, a corrida também ajuda no fortalecimento e a musculação aumenta a massa magra e, consequentemente, ajuda a queimar gordura. Além disso, ela aumenta o gasto de energia em repouso, já que, para manter os músculos íntegros, é necessário gastar energia. Portanto, o ideal é investir na prática das duas modalidades.
  2. Correr de agasalho facilita a perda de peso sem prejudicar a saúde?
    MITO.
     Durante o exercício, o corpo aumenta a temperatura, necessitando da troca de calor com o ambiente. O agasalho potencializa essa elevação de temperatura, o que pode ser prejudicial para o funcionamento do organismo. Por isso, correr de agasalho não é recomendado.
  3. Correr regularmente durante pouco tempo, sem orientação especializada, não é perigoso?
    VERDADE.
     A orientação especializada por um profissional de educação física é fundamental, pois é ele quem saberá quanto tempo é necessário para correr e em qual intensidade, de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa. Qualquer forma de exercício físico sem orientação traz riscos à saúde.
  4. A corrida ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular?
    VERDADE.
     Este sistema é um dos principais beneficiados pelo esporte, mas não o único. Como todas as células necessitam de oxigênio e nutrientes, é o sangue bombeado pelo coração que levará todas as substâncias necessárias para atender as demandas de todo o organismo. Isso gera adaptações importantes no coração e todas as outras estruturas do sistema cardiorrespiratório.
  5. Dor durante a corrida é normal?
    MEIA VERDADE.
     A dor é um mecanismo de proteção do nosso corpo, ou seja, um sinal de que algo errado está ocorrendo. Portanto, independente do local em que a dor aconteça, a pessoa deve parar de se exercitar e procurar auxílio especializado para investigar o que pode estar acontecendo.
  6. A corrida é benéfica em qualquer idade?
    VERDADE.
     Não há contraindicações para a corrida em relação à idade. O que é importante é que cada pessoa deve respeitar suas particularidades. Algumas pessoas podem correr sem qualquer restrição, mas outras não. Existem pessoas com 80, 90 anos que não só correm, mas competem, enquanto há jovens que nem mesmo podem trotar. O fundamental é passar por uma avaliação médica e uma avaliação pré-participação em atividades de corrida.
  7. Quanto mais tempo eu correr por dia, melhor estará minha saúde?
    MITO. 
    A duração da corrida e a frequência semanal são só algumas das variáveis do treinamento que podem ser manipuladas para obter resultados.   Existem outras, como a intensidade, que, quando prescrita adequadamente, pode até mesmo reduzir o tempo de corrida e trazer benefícios à saúde. Entretanto, cada caso deve ser estudado cuidadosamente por um profissional de educação física.
Por: Olavo Guerra - São Paulo - 14/04/2015
Retirado de http://www.suacorrida.com.br/treino-finisher/8-mitos-e-verdades-sobre-a-corrida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...