Seguidores

domingo, 11 de novembro de 2012

Descobrimento das Corridas de Rua?


Agora todos estão descobrindo a corrida, parecer ser uma coisa nova, esta virando modismo, novidade, principalmente com o novo projeto da Globo com o site www.euatleta.com. , no qual a pessoa escolhe um trajeto para treinar, e monitora os seus treinos. 

Para mim a corrida era uma paixão desde cedo, quando assitia a corrida de São Silvestre, ainda na década de 80 e 90, logo saia correndo e vivia na expectativa de quando faria a minha primeira prova.

Vídeo sobre eu atleta.com 


Naquela época, não tínhamos tanto acesso as informações como hoje, não conhecia equipes de treinamento.
Em 1994 com os meus quatorze anos, comecei a realizar parte deste sonho de correr e correr a Corrida Internacional de São Silvestre, participei da 1º São Silvestrinha.




Sempre fiz vários esporte e em 95 passei em uma peneira de basquetebol  SELT, conjunto desportivo Constâncio Vaz Guimarães e via as pessoas treinando na pista de atletismo, então passei a fazer atletismo também. Meses depois passei em uma peneira para correr na Faculdade de Educação Física da USP, Projeto Xerox, projeto coordenador pelo ex- corredor e treinador do Marilson, o Adauto domingues. Comecei correndo como velocista, cada dia passava por uma modalidade diferente, quando pedi para ir para aquela que considerava minha especialidade, as corrida de meio fundo e mundo, mas me machuquei e por motivo pessoais precisei sair do projeto.

Em 1996 realizei o meu sonho e fiz a minha primeira corrida de São Silvestre com os meus dezesseis anos fiz um dos meus melhores tempos e terminei os 15 km em 1 hora e 15 minutos,com dezesseis anos era a idade minima para participar da corrida, naquela época, em o evento ainda era organizado pela Gazeta e você perdia certa de meio dia para retirar o kit.
Com o trabalho e a faculdade voltei a correr em 2000 e fiz a 2º prova a em 1 hora e 21 minutos e 2002 a 3º em 1 hora e 32 min, já muito acima do peso.
Depois do casamento e uma rotina de trabalho estressante comendo muita pizza e bebendo 1 litro de refrigerante por dia, em 2007 cheguei a pesa 103 kg.
Neste período sempre tentei voltar mas o excesso de peso a falta de tempo atrapalhava. Em 2008 tentei novamente, mas senti dores no joelhos devido ao local em que treinava e excesso de peso.
Em 2009 comecei a correr e participei da primeira prova depois de anos sem correr, participei da Corrida GRAAC em Maio e fiz os 4,3 km em 21 minutos. Neste ano cheguei a pesar 92 kg, perdendo 11 kg e melhorando bastante a qualidade de vida.


Corrida GRAAC 2009


Circuito Athenas Etapa III Novembro de 2012


Voltei a participar da corrida SS e fiz 4º em 1 hora e 16 minutos, a 5º em 20120 em 1 hora e 15 minutos, a minha melhor prova, controlando bem o ritmo e subindo a brigadeiro bem, igualando a minha primeira prova de 1996, naquela era mais rápido e também afobado, sem experiencia, sai correndo como um louco e senti o ritmo no 9 km, depois alternava entre correr e andar.



Corrida SS de 2010


Em 2011 fiz a 6º corrida e 3º seguida, corri machucado e sem treinar há um mês, fui no sacrifício e fiz em 1 hora e 25 minutos.
Como ver, faz tempo que descobri a corrida, fico muito feliz que as pessoas estão descobrindo também, faço apologia a corrida e tento sempre levar alguém para a corrida também. 
Não importa que tido de atividade a pessoa prática, o importante e sair do sedentarismo e fazer atividade física na qual você se identifica mais.

Este blog foi criado para promover a corrida e atividades físicas e compartilhar experiências e relatos interessantes.

Os principais Benefícios da Corrida 
Os benefícios da corrida são ao mesmo tempo físicos e mentais. Correr é muito mais que colocar um pé a frente do outro, veja alguns dos maravilhosos efeitos desse exercício!

1- Não exige um mega equipamento: um par de tênis, short e camiseta. No caso das mulheres, um sutiã firme e cabelos presos.

2- Deixa as pernas torneadas e fortes: a musculatura dessa região é bem solicitada durante a corrida. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas!

3- Garante disposição para o dia-a-dia: a corrida funciona como um despertador ao estimular a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar.

4- Dá para praticar em qualquer lugar: você pode correr na esteira, em qualquer parque ou até mesmo na rua, podendo aproveitar suas viagens de fim de semana e férias.

5- Aumenta o fôlego: por ser um exercício aeróbio, trabalha muito com o coração e os pulmões. Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é catalisador e transforma a glicose em energia. Aí, os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem corre, habitua os pulmões a essa sobregarga para o dia a dia.

6- Faz perder peso: a corrida está no topo da lista dos exercícios que mais queimam calorias.  O valor exato, é claro, varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um.  Mas a média é de 500 calorias por hora (para uma pessoa de 70 kg).  Sem falar que, ao contrário do que se pensa, correr faz você comer menos - e melhor!  Um estudo acompanhou 10 mil pessoas durante sete anos e comprovou que a atividade regular incentiva a diminuição de açúcares, gorduras e frituras e o aumento de alimentos saudáveis.

7- Previne doenças: existem muitos jornais médicos a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente. A corrida, mais uma vez, sai à frente, porque é uma das modalidades de maior aderência entre os praticantes. Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle de disfunção erétil.  Quem corre, mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem.  O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

8- Melhora, e muito, a auto-estima: correr é uma atividade relativamente fácil e que não requer um tipo físico ideal.  Sem falar, que os resultados aparecem de uma forma rápida. Aumenta a autoconfiança e a disciplina.  Saber que você é capaz de ir se superando a cada dia é o máximo!

9- Libera o estresse: conforme vai aumentando seu nível de treino e o tempo de corrida confortável (após 30 minutos) vai aumentando também a liberação de algumas substâncias que dão os efeitos de bem estar e relaxamento.

10- Exercita a cabeça:  para alguns corredores, o momento da prática é aquele em que as grandes idéias surgem.  Pode parecer bobagem, mas esse fato tem tudo a ver com o exercício!  Uma pesquisa recente indicou que a corrida regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais, conhecidas como funções cognitivas. Isso, no entanto, regride quando a modalidade é abandonada.  Um outro estudo concluiu que um programa de corrida de 12 semanas é capaz de melhorar a memória dos participantes.

11- Amplia o círculo de amizades: tem gente que adora a corrida porque não precisa de time e nem de ninguém por perto.  Mas há corredores que abominam o exercício solitário e tendem a formar grupos, em que um incentiva o outro a acordar cedo, a enfrentar um terreno desafiador, a percorrer mais um quilômetro!


Não fique ai parado, comece logo a fazer uma atividade física agora e sai do sedentarismo.




Benefícios da corrida retirado do site: http://www.exercitandosaude.com.br/index.php?conteudo=select_peroque2&id=63

2 comentários:

  1. e particularmente adorei esta materia, para mim que estou comessando neste mundo de corre.
    Estou adorando tambem procura parceiro para formamos um grupa de treino em gurulhos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...