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sábado, 25 de dezembro de 2010

Dicas para Corrida de São Silvestre

Estamos próximo da mais tradicional corrida do Brasil, considerada uma prova difícil, pela distância, por ter alguns aclives e declives como a famosa e temida subida da Brigadeiro, forte calor ou as chuvas de verão, com isto preparei algumas dicas:

Uma semana antes:
Diminua o ritmo do seu treino, não adianta força o treino agora,  e ainda você correr o risco de se lesionar;
Se hidrate bem, beba muita água;

Um dia Antes:
Dedique este dia para o seu descanso;
Se hidrate bem, beba muita água, se puder beba um isotônico também;
Evite ingerir bebidas alcoólicas e comer alimentos muitos gorduroso, de preferência aos alimentos ricos em carboidratos, para dar energia, como (massas em geral, batata, arroz), e também frutas, cereais e saladas;
Durma mais cedo;

No dia Esperado:
Durma bem, descanse;
Se hidrate bem, beba muita água, se puder beba um isotônico também;
Na hora do almoço, de preferência para massas em geral (ricos em carboidratos e de fácil digestão);
Não utilize tenis novo neste dia, pois pode machucar os pés;
Escolha roupas leves e de preferência claras para usar na prova, pois facilita a transpiração;
Leve protetor solar, pois no dia da corrida costume fazer um forte calor;
Chegue cedo ao local da prova, lembrando que o horário da largada será as 16:47 horas, o ideal é chegar uma hora antes;

Quanto chegar ao local da prova
Inicie o aquecimento com no máximo meia hora antes da prova;
Faça um trote de 10 minutos e depois um alongamento,
Não deixe de ir ao banheiro;
Se posicione no local da largada 10 minutos antes;
Boa prova!!!

A Prova


Mapa do percurso:






Largada: Avenida Paulista
Um momento muito esperado por todos os amantes da corrida, mas que exige alguns cuidados: devido à aglomeração de pessoas se espremendo, tome muito cuidado e alguns objetos jogados pelo chão.
Normalmente a largada é muito lenta, tenha calma e paciência, evite sair desesperado, pois corre o risco de se machucar e estragar sua prova logo no início.

KM 1: Rua da Consolação, esquina com Av. Paulista
Neste ponto você começa a ter mais espaço para correr, mais ainda tem muita aglomeração de pessoas é o início da descida da Rua da Consolação, cuidado para não se empolgar e descer muito rápido controle o seu ritmo e guarde energia.

KM 2: Rua da Consolação, logo após o Cemitério da Consolação

KM 3 Avenida Ipiranga, próximo à Praça da República
Após a descida na Avenida Ipiranga ela começar a se afunilar, tome cuidado com a aglomeração.

KM 4: Avenida São João, próximo ao Largo do Arouche
Tem um posto de Hidratação, não se esqueça de pegar água. Mesmo que esteja com muita sede, não beba muita, cuidado com os copos plásticos no chão.

KM 5: Elevado Costa e Silva (Minhocão)
Primeira subida pela frente, a do Elevado Costa e Silva, que se encontra em meio a um conjunto de prédios. Tome cuidado neste ponto, pois as pessoas costumam jogar água dos prédios para refrescar os corredores e podem jogar outros tipos de líquido desconhecidos e objetos.

KM 6: Final do Elevado Costa e Silva (Minhocão)
Final do elevado, cuidado com a rua de paralelepípedo que leva ao Memorial da América Latina.

KM 7: Memorial da América Latina
Mais um posto de hidratação, não se esqueça de pegar água e cuidado com os copos plásticos jogados no chão.

KM 8: Av. Norma Pirruccini Gianotti

KM 9: Av. Rudge

KM 10: Av. Rio Branco
Mais um posto de hidratação, não se esqueça de pegar água e cuidado com os copos plásticos jogados no chão.
Terá uma subida chata pela frente, algumas pessoas começam a sentirem cansadas neste momento.

KM 11: Largo do Paissandu
Será uma seqüência de subidas pela frente.

KM 12: Viaduto do Chá  
Mais algumas subidas e proximidade da famosa “subida da Brigadeiro”.

KM 12,5: Início da Subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio
Hora de Avaliar como estar, e se já estiver muito cansado, diminua o ritmo, pois serão longos km de subida pela frente.
Mais um posto de hidratação, evite bebe muita água, mesmo que esteja com sede, pois pode dificultar à subida.
É normal a quebra de ritmo nesta fase da prova, cuidado com as pessoas que param de uma hora para outra neste ponto. A determinação é muito importante nesta hora.

KM 14,5: Final da subida da Av. Brigadeiro Luiz Antonio
Depois de enfrentar a fase mais difícil da prova, esta chegando o grande momento, de cruzar a chegada na Avenida Paulista, é hora de começar a comemorar todo o seu esforço.

KM 15: Chegada
Momento de comemorar muito e se hidratar bem.
Você completou a prova, é um grande vencedor, superou seus limites, não importa o seu tempo.
Parabéns !!!!!!!!!!!!!!!






Um comentário:

  1. Ótimas dicas, apenas completando: atenção às vias públicas que estarão interditadas e ao transporte público, pois o trânsito estará totalmente alterado na região.

    Boa prova!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

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