Seguidores

728x90_zanox_Oferta da Semana

quarta-feira, 16 de março de 2016

Correr faz bem para o cérebro

Segundo pesquisa desenvolvida com ratos, a corrida pode ser capaz de aumentar número de células cerebrais


Estudo mostra que correr faz bem para o cérebro (Foto: Shutterstock)
Estudo inédito mostra que correr é bom não apenas para a saúde do corpo como também para a saúde cerebral. Além de todos os benefícios já comprovados, como redução da gordura corporal e melhora da capacidade cardiovascular e pulmonar, entre outros, a corrida é capaz, ainda, de aumentar o número de neurônios.

A pesquisa foi feita na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, por meio da qual cientistas compararam o impacto neurológico em ratos causados por diferentes atividades físicas: corrida, levantamento de peso e treinamento de alta intensidade.
De acordo com os resultados, houve uma multiplicação das células do cérebro nos ratinhos que fizeram treino anaeróbico, enquanto que nos demais não foi observada nenhuma mudança significativa. Foi constatado, ainda, que quanto maior a distância percorrida pelos ratinhos corredores, maior foi o número de neurônios novos que surgiram.
Segundo os pesquisadores, o fato das células não terem se reproduzido nos outros dois grupos de ratos pode estar relacionado ao estresse gerado pelos exercícios que eles foram submetidos. Contudo, para a autora do estudo, Miriam Nokia acredita que as outras atividades podem, sim, trazer benefícios cerebrais, porém este ainda não foram descobertos.
E apesar de a pesquisa ter sido feita com ratos, os cientistas acreditam que os resultados possam ser semelhantes em humanos. Para saber mais, acesse a pesquisa completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JPG Passagens 728x90 I

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...