Seguidores

728x90_zanox_Oferta da Semana

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CARDIOLOGISTA ALERTA SOBRE OS RISCOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS NO CALOR


A prática esportiva irregular pode causar desde sobrecargas articulares até mesmo AVC e infarto. Saiba como prevenir o desgaste físico e preservar a sua saúde


É durante o período das altas temperaturas que a preocupação com a forma física mais ganha destaque. Havendo uma alta concentração nas academias e um esforço além do usual. Entretanto, o médico cardiologista do Alta Excelência Diagnóstica, Luiz Riani, alerta para a responsabilidade de entrar em forma de maneira consciente. “A prática de atividade física irregular pode causar alguns problemas que vão desde sobrecargas articulares até mesmo infarto do miocárdio”, revela.
A primeira e mais acertada atitude, antes de se submeter ao início da atividade física, deve ser o check-up para conhecer os limites do corpo. “Quando o sistema cardiovascular é submetido a um esforço pelo qual a pessoa não está acostumada, instala-se uma situação de estresse agudo. Uma das consequências é a liberação de uma grande quantidade de adrenalina na circulação, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca de forma súbita”, explica.

Foto: Thinkstock.


 “E esse processo se torna ainda mais intenso quando os exercícios são realizados no verão, aumentando a importância de planejar melhor os exercícios e investigar as condições de saúde antes do início do treino”, complementa.
Grupos de risco são ainda mais susceptíveis a terem problemas e devem ter cuidados redobrados. “Pessoas acima de 40 anos, fumantes, estressados, diabéticos, hipertensos, pessoas com colesterol alto ou com histórico familiar de doença do coração, fazem parte do grupo de indivíduos que já pode ter um grau de alteração nas artérias coronárias sem saber. Por isso, quando realizam um esforço intenso, pode ocorrer elevação exagerada da pressão arterial e da frequência cardíaca, com risco de desenvolver um infarto do miocárdio ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, destaca o especialista que deixa algumas recomendações essenciais para antes de começar a prática de atividades físicas. Confira!
  • Procurar um cardiologista para avaliações clínicas e físicas, sintomatologia e condições de exercício;
  • Realizar exames de sangue para verificar os níveis de hemoglobina, colesterol total e suas frações, triglicérides, eletrólitos e glicemia;
  • Acima dos 35 anos, realizar eletrocardiograma de esforço e, em casos selecionados, também um ecodopplercardiograma.
Por: Raquel Baccarini - São Paulo - 23/02/2015
Fonte http://www.suacorrida.com.br/saude/cardiologista-alerta-sobre-os-riscos-das-atividades-fisicas-no-calor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JPG Passagens 728x90 I

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...