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quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tipos de Pisadas



Para você poder  praticar uma corrida saudável e sem lesões e não comprar o tênis errado , é preciso conhecer o nosso tipo de pisada.
Existem três tipos de pisadas: A Neutra, Pronada e Supinada.

Pisada Neutra: Como o próprio nome diz, começa no lado externo do calcanhar  e movimenta o pé ligeiramente para dentro.
Calçado ideal: entre amortecimento e estabilidade.







Pisada Pronada:  Aquela em que a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
Calçado ideal: menos flexível mais estabilidade e controle do movimento.







Pisada Supinada :  Inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
Pé supinado é, em geral, muito rígido.
Calçado ideal: aumento do amortecimento e da flexibilidade.







Para descobrir qual é o seu tipo de pisada, você pode fazer um teste simples , pegue uma bacia com água grande, coloque ao lado , a uma distância razoável uma folha de jornal. Molhe seu pé direito, pise no chão com o esquerdo e com o direito pise no jornal começando com o calcanhar e terminando com a ponta dos dedos. O desenho que ficar no jornal corresponde ao seu formato do pé e conseqüentemente o seu tipo de pisada.
Para ter um resultado mais preciso, o ideal é fazer o teste em um aparelho chamado de  baropodométrico.
Algumas lojas especializada também fazem o teste do pé ou em caso de dúvidas procure um ortopedista.
Depois de escolher uma calçado apropriado, e só começar a correr.

Um comentário:

  1. Parabéns Fernando pelo Blog! Que você comece a trilhar esse maravilhoso mundo das corridas com muita energia.

    Boa semana e Bons treinos,
    Cláudia
    http://betaendorfina.blogspot.com

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